Muitas pessoas me procuram alegando sofrer de ansiedade;  algumas delas dizem não ter paciência para aguardar o tempo das coisas acontecerem – sofrem com a espera do resultado. E você, sabe qual é a importância do tempo? Tem paciência para aguardar o tempo das coisas?

 

O tempo da natureza

Desde que eu cheguei aqui na Irlanda (país que moro a maior parte do tempo atualmente), passei a observar mais a natureza. Minha mãe era uma grande apreciadora e sempre me dizia quando o tempo ia mudar apenas por observar as plantas e animais.

Eu não era muito ligada nisso, até vir morar aqui.

A Irlanda tem um clima muito diferente do Brasil. Aqui, chove muito mais do que em São Paulo, venta absurdamente mais e faz frio quase o ano todo.

Porém, é um país com muito verde, mesmo na cidade. E tem flores de deixar qualquer um apaixonado. Quando cheguei, essas flores me conquistaram. Com o passar do tempo, elas foram murchando até que desapareceram por completo.

E é aí que entra a tal da ansiedade: aqui, é preciso ter paciência para aguardar florescer. Não tem flor o ano todo mas, se você cuidar bem do jardim, em maio elas começam a sorrir. Algumas duram a primavera e o verão inteiro. Outras, como as lindas e estonteantes cerejeiras, aparecem apenas por cerca de quinze dias.

 

 

E eu com isso?

Mesmo que você não queira, assim também acontece com a gente. Também somos natureza e temos o tempo da conquista das nossas “flores”.

E, para ter flores, é preciso plantar, adubar, cuidar… É preciso ter raiz! Até a flor chegar, tem folhas, tem caule, tem o desabrochar, até que ela se abre para o mundo, como uma conquista da primavera.

Valorize o caminho da conquista!

 

 

Como fazer

Sei que agora você pode estar se perguntando “Ok, Dani, já entendi mas, como eu faço para conseguir isso e fazer minha ansiedade diminuir?”

Uma das dicas que dou como coach é: escreva esse caminho.

Por exemplo, se você quer mudar de emprego – qual o caminho para seu novo emprego? Escreva passo a passo e vá executando um por vez até que o resultado aparece naturalmente. Nessa caso, imagine que alguns dos passos sejam: a. pesquisar referências de bons perfis no Linkedin; b. procurar palavras-chave que recrutadores usam nas buscas; c. reescrever meu currículo; d. atualizar meu perfil do Linkedin e outras Redes Sociais; e. fazer uma lista de empresas que eu gostaria de trabalhar; f. monitorar sites e perfis dessas empresas; g. conversar com contatos da minha área ou pessoas que possam me apresentar para alguém dessas empresas… E por aí vai!

Você vai executando um passinho por dia e, quando perceber, já está com seu novo emprego em mãos!

 

A mesma lógica serve para quem quer escrever um livro, fazer uma viagem ou até mesmo emagrecer. Você vai sofrer se focar num corpo magro e atlético que parece impossível de alcançar; agora, liberar um quilo, pode parecer mais fácil. Desenhe seu caminho até chegar no objetivo.

 

Como terapeuta, posso afirmar que há essências de Florais de Bach que podem te ajudar nessa. O floral é seu suporte entre uma sessão e outra, equilibrando suas emoções e te mantendo com foco no que deseja realizar. Pode ser que você precise de essências para estar mais focada no presente, para dormir melhor, desacelerar os pensamentos que insistem em martelar a cabeça… Cada tema desse é trabalhado nas sessões e um frasco de tratamento é feito especialmente para o seu caso e te ajudar a chegar lá.

 

Portanto, lembre-se sempre: tão importante quanto as flores é o tempo que leva até elas brilharem na primavera. Valorize seu trajeto!

 

Se quiser agendar uma consulta ou tirar dúvidas sobre esse artigo, é só me escrever clicando AQUI.

Ou siga a Bem Sou no FACEBOOK.

 

Um beijo e fique bem,

Dani Maniá

Terapeuta e Life Coach